Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A cerca da dúvida: Equipamentos eletrônicos podem causar câncer?

Segundo a organização mundial da saúde (OMS), o celular pode causar câncer. Veja a chamada em http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/06/02/celulares-podem-causar-cancer-segundo-a-oms-como-se-proteger/. O tema é controverso, uma vez que pesquisadores renomados do mundo todo tem opiniões divergentes. Tentarei aqui apresentar a problemática fundamentando nos princípios da física moderna. Assim segue.

A radiação eletromagnética pode ser classificada como ionizante ou não-ionizante, dependendo de sua capacidade de ionizar átomos e quebrar ligações químicas. Radiações ultravioleta (UV) ou de maior freqüência, como raios-X ou raios gama são ionizantes. Equipamentos eletrônicos produzem radiações não-ionizantes, tanto na comunicação interna dos componentes como na transmissão de informação através de ondas eletromagnéticas.

Pelas leis da física, um campo magnético produz uma corrente elétrica. Uma corrente elétrica, por sua vez também promove uma região magnética. O campo. A lei de Ampère e lei de Faraday elucidam. Elas relacionam o campo magnético sobre um laço com a corrente elétrica que passa através do laço e vice e versa. De uma maneira simplista, a corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. O campo é a região do espaço influenciada pelo magnetismo. Teoricamente, todo espaço sofre a influência do campo que pode ter sido originado por uma corrente elétrica. A intensidade desse campo diminui exponencialmente em relação à origem.

Veja o caso de alguns eletrônicos. O lap top, por exemplo, trás o conceito de se utilizar o computador sobre o colo. O que foi revoulcionário no que se refere a mobilidade e assim praticidade. Entretanto, além de promover o aquecimento em alguns graus nos órgãos reprodutores masculinos, ele está emitindo radiação sobre todo o usuário. Uma onda eletromagnética pode causar queimadura que pode evoluir para câncer. Essas queimaduras podem ser em diferentes profundidades.

DICA: As ondas diminuem sua intensidade com o quadrado da distância. Veja em
Ou seja, não use os computadores nem telefones celulares junto a mesma região do corpo por tempo prolongado. Coloque o celular no viva voz. Use o lap top sobre a mesa.

Radiações não-ionizantes, aqui simploriamente explicada, está associada a dois grandes perigos em potencial: os elétricos e biológicos. Entre eles incêndio ou explosão e queimaduras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário