Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sobre Calendários Maias

Por Waldemar Brasil

Introdução
Olá caro leitor, seja bem vindo à leitura desse texto. Antes de iniciá-la e já iniciada, preciso lhe dizer umas coisas. Saiba que não sou nenhum escritor e por isso não espere uma linguagem formal durante a leitura desse texto, sou apenas um mero curioso e admirador desses calendários e a minha intenção aqui é mostrar para você como são esses calendários e a “matemática” por trás deles.
Ultimamente me deparei com as famosas “profecias Maias de fim do Mundo”, e fazendo uma pesquisa na internet, encontrei muita coisa, alguns lugares falavam que o mundo ia acabar em 21 de dezembro de 2012, que iriam acontecer terremotos, tsunamis, tempestades solares, inversão dos pólos, etc. Como não me iludo com poucas informações e sempre procuro saber com um pé na ciência e outro pé na lógica, pesquisei mais, encontrei alguns livros, que li e outros que ainda leio. Percebo que é um estudo longo, e que jamais saberei tudo, mas também não é essa a minha intenção.
Desde o início a minha intenção foi saber o que pode acontecer ou não em 2012, o que diziam os Maias sobre isso. E então descobri que o contrário do que é divulgado, as profecias Maias existem e podem ser encontradas no Libro de los Libros de Chilam Balam e em muitas inscrições em pedras, e o que vai acontecer em 2012, é apenas o fim de um grande ciclo num de seus calendários, aquele conhecido como Conta Longa.
Existem muitos calendários maias, diferentemente da nossa civilização que possui apenas um calendário, o Gregoriano, sem considerar é claro, outras culturas dentro do nosso contexto “humano”. Os Maias (descendentes) sobrevivem ainda e vivem mais precisamente na Guatemala e México, e ainda utilizam os seus calendários, e se um dia você for visitá-los poderá verificar que o que está escrito aqui é apenas uma idéia do que alguns povos usam, pois pode haver diferenças de local para local – o início do ano civil, por exemplo, é comemorado atualmente em fevereiro pelos quichés, e em abril pelo povo de Tikal.
Na internet você encontrará outros calendários baseados no calendário Maia e tenho certeza que depois que você ler essas palavras aqui escritas vai saber diferenciar o que é maia do que não é.
Não fiz uma pesquisa muito aprofundada, esse texto é apenas para se ter uma idéia e poder até usar esses calendários no dia a dia.
Durante a leitura desse texto você vai aprender basicamente como funcionam três calendários, o Tzolkin, Haab e o de Conta Longa. Já será suficiente para você distinguir como é um calendário Maia e como é o ciclo desses calendários, sendo assim suficiente para você perceber que essa civilização era muito evoluída e admirável.
Não me aprofundei na parte mística dos calendários, você irá encontrar aqui apenas uma idéia de como funcionam os três calendários, matematicamente falando. Muito embora essa parte mística é integrante desses calendários, sendo que cada dia ou mês nesses calendários tem um significado.
Espero que você compreenda tudo que está escrito aqui.
Uma boa leitura.

veja vídeos em http://hudsonzanin.blogspot.com/search/label/Maias%20%282%29

Calendários Maias
Como disse anteriormente, vou elucidar aqui apenas esses três: (i)Tzolkin: calendário sagrado usado em cerimônias religiosas, composto por um ciclo de 260 dias; (ii)Haab: calendário civil usado para a agricultura e bens comuns, composto por um ciclo de 365 dias; (iii) Conta Longa: usado para registrar a história de forma mais precisa, uma vez que os dois primeiros calendários em conjunto formam um ciclo de apenas 52 anos, ou seja, se repete a cada 52 anos. Com esse calendário eles podiam contar o tempo por um período maior que 52 anos.
Esse texto é para você entender o calendário Maia, cuidado com os sites da internet que você acessa, na grande maioria, não trata do calendário Maia e sim, de outro calendário. Acredito que depois de ler esse texto você saberá diferenciar e identificar um calendário Maia.
O Calendário Civil Maia (Haab)
Esse calendário sem dúvidas nenhuma era aquele calendário comum a todos da comunidade Maia, é um calendário solar, assim como o calendário Gregoriano, usado por todos nós.
Agora mesmo entramos em 2010, e dizemos isso da seguinte forma: “Feliz Ano Novo!”
Entretanto, essa contagem, é apenas uma mudança no nosso calendário civil, do Calendário Gregoriano, e entenda por “civil”, aquele que é comum a todos, assim, perceba que quando todo mundo diz “feliz ano novo”, o que acontece é a passagem de um ano para outro, 2009 para 2010, por exemplo.
Todos nós seguimos esse calendário de forma coletiva, sabemos que hoje é dia 23 de março ou dia 5 de setembro e dessa forma vivemos a nossa vida baseada nessa sucessão de dias. As semanas, os dias da semana, e a sua sequência são inspirados nas fases da lua, temos 4 fases com duração de 7 dias.
Enquanto o gregoriano é organizado numa sequência um pouco confusa de meses de 30 ou 31 dias, o equivalente maia para o ano solar, o Haab, ou calendário civil, é organizado em 20 períodos de 18 dias, mais um pequeno período de 5 dias chamados por eles de Uayeb, que eram dias de sacrifício em preparação à chegada do novo ano. Existe também o Tun, período de 360 dias (18x20) e o Tun-Uc , período de 364 dias (13x28). Paralelo ao Haab e a qualquer outro período estará sempre o Tzolkin, o ciclo sagrado de 260 dias.
Como o Planeta dá uma volta em torno do Sol em 365 dias (arredondados), ainda faltam 5 dias, então eles acrescentam 5 dias num 19º mês (chamado de Uayeb). Esse “mês” representa uma preparação para o ano seguinte. As seis horas que sobram no movimento de translação do Planeta, o que nos permite ter um ano bissexto de 4 em 4 anos, é corrigido a partir de um ciclo chamado “1508 haab” que é equivalente a 1507 anos solares.
“Uma espécie de "correção natural", que elimina a necessidade da contagem de anos bissextos, é o ciclo de 1508 haab empregado pelos maias, que é equivalente a 1507 anos solares, com uma exatidão cerca de 70 vezes superior ao sistema de correção vigente no calendário gregoriano, o ano bissexto.”
(Fonte: http://www.calendariosagrado.org/meso/ccma.html)
Quando estava escrevendo esse texto, me deparei com essa informação acima, e fui pesquisar a respeito das contas. Um amigo do Orkut, e justamente a pessoa que escreveu essa informação, me ajudou nas contas, segue a sua explicação logo abaixo.
“-> O ano solar verdadeiro tem uma duração média de 365,24219878 dias;
-> O ano solar gregoriano tem uma duração média de 365,2425 dias;
-> E o ano solar maia (usando o tal sistema de 1508 Haab = 1507 anos solares) tem uma duração média de 365,24220305 dias (usando 8 casas decimais).
Portanto vejamos as diferenças entre o ano solar verdadeiro (A.S.V.) em relação ao ano gregoriano (A.S.Greg.) e ao cálculo do ano solar como calculado pelos Maias (A.S.Maia), em | módulo |:
-> Entre A.S.V. e A.S.Greg. = |365,24219878 – 365,2425| = 0,00030122 dias
-> Entre A.S.V. e A.S.Maia = |365,24219878 – 365,24220305| = 0,00000427 dias.
Portanto, dividindo 0,00030122 (dif. do cal. greg.) por 0,00000427 (diferença do cal. Maia), teremos um resultado aproximado de 70,5433, o que significa que a diferença do ano médio gregoriano em relação ao A.S.V. é 70 vezes superior à diferença do ano médio maia em relação ao mesmo A.S.V.” (Fonte: Alektryon)

É admirável como uma civilização antiga, poderia criar um calendário que seja tão preciso. O nosso calendário Gregoriano é muito impreciso, não só com relação ao período de translação, mas também com relação aos meses, pois temos meses de 30, 31 e menos dias.
Seguir um calendário que esteja integrado com a Natureza, significa se integrar com Ela também. O calendário Gregoriano foi criado em 1582, antes do mesmo veio o Juliano, e nessa transição houve diversas polêmicas sobre as correlações
Era uma época muito primitiva na história da humanidade, estávamos engatinhando na ciência, e a igreja sofria uma grande influência nas nossas vidas. Nessa época que Galileu foi acusado pela igreja por defender as idéias de Copérnico sobre a teoria Heliocêntrica (Planeta Terra girando em torno do Sol). Enfim, o nosso calendário Gregoriano é antigo, imperfeito e obsoleto, criado numa época que se acreditava que a Terra era o centro do Universo.
Assim como no calendário Gregoriano temos os meses com nomes, janeiro, fevereiro, março e assim sucessivamente, no Haab também há nomes e uma seqüência a seguir, veja os nomes dos meses, numerados abaixo juntamente com o Glifo correspondente (glifos são símbolos usados como escrita, e com eles são representados os dias, os vinais, os tuns, etc), posteriormente você vai ver que os dias também possuem os seus Glifos.

Como você pode verificar o primeiro mês no Haab é o Pop, equivalente ao mês de janeiro no Gregoriano, o segundo mês o Uo que equivale ao mês de fevereiro, porém todos os meses tem o mesmo número de dias (20 dias) que são numerados de 0 a 19, e lembre-se que no décimo nono mês (Uayeb) temos apenas 5 dias. Nota: Entenda por equivaler aos respectivos meses, como uma ordem do primeiro mês nesse calendário para o último mês que seria o décimo oitavo, segui do décimo nono mês que possui apenas 5 dias.
Leia a descrição da Wikipédia em relação ao mês de 5 dias:

“Wayeb'
Os cinco dias sem nome no fim do calendário, chamados Wayeb', eram dias que se acreditavam perigosos. Foster (2002) escreve que "durante o Wayeb' , os portais entre o reino mortal e o submundo se dissolviam. Nenhum limite impedia que as deidades mal-intencionadas causassem desastres". Para afastar os maus espíritos, os maias tinham costumes e rituais que eram praticadas durante o Wayeb' . Por exemplo, as pessoas evitavam sair de casas e lavar ou pentear o cabelo.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia#Calend.C3.A1rio_tzolk.27in
.Repare que temos nomes diferentes, “Uayeb” e “Wayeb”, porém de fonéticas iguais. Abaixo seguem os numerais Maias, a forma de se escrever os algarismos na sua linguagem.

Portanto, podemos ter uma data 2 Chen (dia 2 do nono mês) e uma representação nesse calendário seria:

Como você pode ver, temos na frente do glifo o numeral Maia (9) seguido do glifo correspondente ao mês chamado de Chen, e depois, em numeral maia, o dia 2.
Entretanto o dia em que a gente se encontra nesse calendário também tem uma representação na forma de glifo, veja abaixo a representação inteira desse dia baseado no calendário idealizado por Thiago Cavalcanti, do profeto CMAIA.

Esse é um exemplo de uma possível representação dessa data que no calendário Gregoriano seria o dia 12 de setembro de 2009, o número 4 (ao lado da data tradicional) é a quantidade de dias que se passaram no ciclo de 260 dias do Tzolkin (veremos a seguir), o 2 Chen a data no calendário Haab e o 4 Kan, representados por um glifo e numeral é o dia no mesmo calendário sagrado Tzolkin, aqueles 5 números separados por pontos a representação desse dia na contagem longa (veremos a seguir) e o G1 é o senhor da noite nesse dia que não vou explicar nesse texto por se tratar de misticismo maia, porém indico o site para você saber mais.
Parabenizo aqui Thiago Cavalcanti, juntamente todos que desenvolveram e desenvolvem o projeto CMAIA (Calendário MesoAmericano Independente e Aberto), pela iniciativa de se criar esse calendário.
Segue a descrição do calendário:


Se você quiser baixar esse calendário, acesse o site:
http://www.calendariosagrado.org/

Como já foi dito, a descrição da representação da data de 12/09/2009 você pode verificar que temos o mês e dia do calendário Haab, assim como a representação do dia no calendário Tzolkin e ainda a Contagem Longa, além do deus patrono da noite e o número do Kin na nossa língua (de 1 a 260) no clico de 260 dias do calendário Tzolkin.
Agora que sabemos identificar o dia e o mês no Haab, poderemos entender como funciona o calendário Sagrado Tzolkin, e então você poderá compreender que este também possui glifos, representados por numerais. (A rigor os glifos eram a linguagem escrita deles em si, serviam para designar tudo o que não fosse numeral)
O Calendário Sagrado Maia (Tzolkin)

Se você parar para pensar, vai perceber que temos o nosso próprio calendário, o nosso próprio tempo, aquele que conta a nossa idade. No exato momento do seu nascimento, o Planeta se encontrava numa posição em relação ao Sol, e ao completar um ciclo (uma volta) em torno da estrela, completamos um ano. A nossa idade é contada a partir do calendário Gregoriano, estamos totalmente subordinados ao mesmo. Logo, toda vez que você completa esse ciclo todo mundo te diz: “Feliz Aniversário” e é um dia especial para você, sem dúvidas.
Você pode ter nascido naquele dia, porém foi concebido ou concebida bem antes, em média de 9 meses antes de nascer, o que nos daria no nosso calendário Gregoriano, 9 x 30 = 270 dias, se considerarmos apenas os meses de 30 dias, pois temos os meses de 31 dias também dentre esses 9 meses, isso ainda se não pegar um mês de fevereiro no meio do caminho, ainda mais se for um ano bissexto.
Cientificamente falando, a contagem da gestação da mulher é feita baseada numa regra conhecida por Regra de Naegele, que é de 40 semanas (280 dias) entre a última menstruação e o nascimento.
Que seja, temos 270 dias (ou mais) de gestação, ou ainda, 270 dias de idade aqui no Planeta Terra, mesmo que seja no interior do ventre de sua mãe.
O Tzolkin é composto por um ciclo de 260 dias coincidindo, de certa forma, com essa quantidade de dias que seria da duração da gestação humana. Este número é próximo do número médio de dias entre o primeiro período menstrual perdido e o nascimento, diferente da Regra de Naegele.
Cada um desses 260 dias é uma combinação entre um dia do ciclo de 20 dias que é usado um glifo para representar, e outro dia do ciclo de 13 dias, é usado um numeral. Os numerais aqui usados serão os mesmos usados no Haab.
A seguir temos uma tabela. Na primeira coluna temos o número de 1 a 20, que segue a contagem dos dias nesse calendário, diferentemente do Haab que a contagem de dias pode ir de 0 a 19. Na segunda coluna temos o Glifo correspondente e na terceira coluna o nome desse glifo.
Dia 03/04/2009 tínhamos o dia 0 no mês Pop (mês 1 - Haab) e 11 Ik no Tzolkin.

Começando com 1 Imix, 2 Ik, e assim sucessivamente; após o 13 Ben, ao invés de 14 Ix será 1 Ix, lembrando que os números vão de 1 a 13.
Veja a data de 06 de janeiro de 2010:

Se quiser acessar esse conversor, vá para o site:
http://www.calendariosagrado.org/
No Tzolkin temos 3 Ahau, ou seja, terceiro dia na sequência de 1 a 13, e o vigésimo glifo na contagem de 1 a 20. Tanto o glifo como o numeral possui um significado. Essa combinação da origem ao Kin do dia.
Uma pessoa que nasceu no dia 23 de março de 1976, possui um Kin, e com essa representação é possível prever o que essa pessoa será no futuro, qual a sua personalidade. Fazendo as conversões para esse dia, temos o seguinte Kin.

Repare que temos o 11 e depois o Glifo, chamado Etznab. Como disse esse Kin pode dizer a personalidade de uma pessoa.
No site que indiquei você pode fazer a conversão para a data do seu nascimento e ainda verificar o significado do seu glifo e numeral.
Voltando ao dia 6 de janeiro de 2010, verificamos o mês 14 – Kankin no Haab (veja glifo do Haab) e no dia 18 no Haab, já no Tzolkin estamos no 3 Ahau.
O leitor deve estar meio confuso com relação a esses números de dias, pois enquanto estamos no dia 18 do mês Kankin (décimo quarto mês) no Haab, também há o dia do Tzolkin que segue uma sequência diferente, pois se trata de um ciclo de 260 dias, diferentemente do ciclo de 365 dias do Haab.
Para entender melhor essa relação vamos visualizar novamente a mesma data, porém na forma representada no calendário do “Projeto CMAIA”.

Veja o dia 18 do décimo quarto mês chamado de Kankin, o terceiro dia na contagem de 1 a 13 e o vigésimo glifo na sequência de 1 a 20 dos glifos do Tzolkin.
No dia 9/09/2009 a data do Tzolkin é 1 Imix, e somente no dia 27 de maio de 2010 teremos essa combinação novamente, completando assim um ciclo de 260 dias. Há ainda uma sincronização entre as duas datas do Haab e Tzolkin, formando um novo ciclo de 52 anos, chamado Ciclo de Calendário.
Ciclo de Calendário
Cada mês do Haab tem 20 dias (0 a 19) que é o mesmo número de glifos que encontramos no Tzolkin (Imix até Ahau).
Para entendermos essa sincronização se faz necessário numerar os anos no Haab, para a sua informação o ano 11 Ik se iniciou em 3 de Abril de 2009 e vai terminar em 2 de Abril de 2010, portanto estamos nesse ano.
O número do ano segue uma contagem de 1 a 13, juntamente com um glifo correspondente do próprio Tzolkin, porém a sequência do glifo segue de 5 em 5. Logo, no próximo ano Maia, será 12 Manik, depois 13 Eb, 1 Caban e assim sucessivamente.
Observe o nome dos glifos:
01 - Imix ("Jacaré")
02 - Ik ("Vento")
03 - Akbal ("Casa")
04 - Kan ("Lagartixa")
05 - Chicchan ("Serpente")
06 - Cimi ("Morte")
07 - Manik ("Veado" ou "Mão")
08 - Lamat ("Vênus" ou "Coelho")
09 - Muluc ("Água")
10 - Oc ("Cachorro")
11 - Chuen ("Macaco")
12 - Eb ("Erva" ou "Caminho")
13 - Ben ("Junco")
14 - Ix ("Jaguar")
15 - Men ("Águia")
16 - Cib ("Abutre" ou "Coruja")
17 - Caban ("Movimento")
18 - Etznab ("Faca")
19 - Cauac ("Tempestade")
20 - Ahau ("Flor" ou "Senhor")

Como temos 20 glifos, são separados em 5 grupos de 4 glifos cada, uma vez que sempre contamos de 5 em 5, veja os grupos:
Grupo 1: Imix, Cimi, Chuen e Cib
Grupo 2: Ik, Manik, Eb e Caban
Grupo 3: Akbal, Lamat, Ben e Etznab
Grupo 4: Kan, Muluc, Ix e Cauac
Grupo 5: Chicchan, Oc, Men e Ahau

Para haver novamente a coincidência do ano 1 com o Imix (1º glifo), devemos buscar o mínimo múltiplo comum entre 13 e 4, que é 4 x 13 = 52, que significa o total de anos que possui o chamado Ciclo de Calendário, obtendo assim um novo ciclo.
Os calendários Maias se sincronizavam como se fossem engrenagens de um motor.

Usando o conversor vamos ver quando a data de 23 de março de 1976, no calendário Maia, vai se repetir com a mesma combinação Tzolkin/Haab.

Aqui está o próximo dia:

Observe que não será exatamente no dia 23 de março de 2028, que é o dia do aniversário (de alguém) de 52 anos no calendário Gregoriano, mas vale ressaltar que durante esses 52 anos do calendário Gregoriano temos 13 anos bissextos, logo, para obtermos a data correta de sincronização dos dois calendários maias, basta retirarem 13 dias, o que nos dá dia 10 de março de 2028.
O calendário Maia como você pode observar, é totalmente independente do calendário Gregoriano.
Apenas com este período de 52 anos, datas maiores não poderiam ser registradas, por isso foi criado o Calendário de Conta Longa.

Contagem Longa

Chegamos finalmente ao tão polêmico calendário.
A Contagem Longa, como já foi dito, é usado para registrar acontecimentos históricos.
Esse calendário tem início no dia 11 de agosto de 3113 a.C. e terá o seu fim no dia 21 de dezembro de 2012.
A polêmica em torno desse dia de 2012 foi o que me fez estudar esses calendários. Para você entender como funciona esse calendário vamos observar a data de 8 de janeiro de 2010:

Observe que nessa contagem temos 5 números separados por ponto:
12.19.17.0.2
Essa configuração representa o total de dias que se passaram desde o início dessa contagem, que se supõe que tenha iniciado no dia 11 de agosto de 3113 a.C.
Primeiramente vamos nomear cada um desses cinco números, e então vamos ver como são contados esses dias. Da direita para a esquerda, temos o primeiro número (o número 2), esse é o Kin (dia), portanto no dia 9 de janeiro de 2010 será 12.19.17.0.3 e assim sucessivamente até chegar em 12.19.17.0.19, que após esse dia será 12.19.17.1.0. Perceba, portanto que em 20 dias temos um novo dígito na segunda posição contada da direita para a esquerda, nomeada de Uinal. Veja a figura a seguir que você poderá verificar todos os nomes.

Enquanto o Kin segue uma contagem de 0 a 19, o Uinal segue uma contagem de 0 a 17, totalizando 18 meses de 20 Kins, assim como é no Haab. O Tun e Katun seguem na mesma base que o Kin, de 0 a 19, a base 20. Já o Baktun, não se tem certeza se vai até 20 ou até 13.
Dia 21 de dezembro de 2012 terá essa configuração:
13.0.0.0.0 ou 0.0.0.0.0
Caso permaneça a contagem, dia 22 de dezembro de 2012 será 13.0.0.0.1 seguindo assim normalmente. Como foi dito, essa configuração representa a quantidade de dias que se passaram desde o início dessa contagem, dessa forma cada número desses 5, representa uma quantidade dias que na somatória de todos podemos calcular quantos dias se passaram desde 11 de agosto de 3114 a.C. assim:
• BAKTUN: 144.000 dias -> 7200 x 20
• KATUN: 7.200 dias -> 360 x 20
• TUN: 360 dias -> 20 x 18
• UINAL: 20 dias -> 1 x 20
• KIN: 1 dia

No dia 21 de dezembro de 2012, o calendário de conta longa completará 13 Baktuns, ou seja, 13 x 144.000 = 1.872.000 dias equivalente a aproximadamente 5.125 anos desde o início desse grande ciclo.
Além disso, temos o indício, através da famosa “Pedra do Sol” dos astecas, de que estamos no “Quinto Sol”, ou quinta era. Cabe destacar aqui que não existe um consenso no que se refere a QUAL ciclo estamos. O fato é que, caso este seja o quinto ciclo, estaríamos, então, prestes a completar um ciclo ainda maior, de 65 BAKTUNS (5x13x144.000), 9.360.000 dias, que é algo bem próximo à duração de um movimento de precessão do planeta Terra, conhecido como “movimento de inversão dos pólos”. Aí vemos a importância do TUN: aprendemos na escola que um movimento de precessão é algo em torno de 26.000 anos. E veja: 9.360.000 dias = 26.000 x 360 ! Portanto, esse ano “errante”, que era usado por diversas culturas antigas, com 360 dias, parece ser bastente útil e exato a LONGO PRAZO, como no exemplo desse grande ciclo de precessão terrestre, dentro da “Contagem Longa”.
(Fonte: http://www.calendariosagrado.org/meso/cl.html)
Uma observação interessante é que há uma relação entre esses três calendários, num primeiro momento perceba que o total de dias no Tun é o mesmo do Haab considerando apenas os 18 meses de 20 dias, e ainda o Kin que é 2 no dia 8 de janeiro, é o glifo do Tzolkin, o Ik, naquela contagem de 0 a 19.



Conclusão
Não sei se devia colocar uma conclusão, pois esse trabalho, essa pesquisa, não acaba aqui.
O número 13 aparece constantemente nesses calendários, por isso a chegada do décimo terceiro Baktun é tão polêmica. 13 Baktuns totalizam aproximadamente 5125 anos e há fortes indícios de que estamos na quinta era, logo, se passaram aproximadamente 26 mil anos que é o tempo de duração de um movimento de precessão do Planeta Terra.
Vale ressaltar que os Maias jamais previram um fim do mundo, não há previsão maia sobre cataclismos. Atribuir profecias de fim do mundo, ou mesmo divulgar calendários idealizados, dizendo que são calendários Maias, é praticamente desrespeitar a antiga civilização e também os seus descendentes que ainda vivem na Guatemala e México.
Enfim, espero que você tenha se familiarizado com esses três calendários Maia, meu nome é Wal, “11 Etznab”, se você quiser me contatar seguem meu email e MSN, foi um prazer.
Email: walbrasil_33@yahoo.com.br
MSN: walbrasil_33@hotmail.com

Sites sugeridos:
http://www.calendariosagrado.org/
http://pessoas.hsw.uol.com.br/calendario-maia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia

2 comentários:

  1. Pra conhecer todos os feriados em cidades brasileiras, e datas comemorativas, uma ótima opção de calendário virtual é o http://www.calendario.com.br/. É possível colocá-lo no seu site ou blog. Tem o calendário de todas as cidades do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua postagem...bem detalhada!!

    ResponderExcluir