Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Espalhamento Raman

Quando os fótons são dispersos a partir de um átomo ou molécula, a maioria deles é disperso elasticamente em processo conhecido como espalhamento de Rayleigh, de tal modo que os fótons dispersos têm a mesma energia (frequência e comprimento de onda) que os incidentes. Uma pequena fracção de ~ 1 em 10 milhões dos fótons são espalhados por uma excitação de frequência diferente, geralmente, menor que a dos incidentes. O efeito Raman é o espalhamento inelástico de um fóton, ou seja, é dissipativo no sentido que energia inicial incidente é maior do que a espalhada. Em um gás, o efeito Raman pode ocorrer com uma variação na energia de uma molécula, devido a uma transição de estados energéticos característico de cada material/molecula/átomo.
'''História'''
Em 1922, o físico indiano CV Raman e colaborador publicou seu trabalho sobre o "Difração Molecular da Luz", o primeiro de uma série de investigações que o levou  em 28 de Fevereiro 1928 à identificação deste efeito aqui em discussão. O espalhamento inelástico de luz foi prevista por Adolf Smekal em 1923. Já efeito Raman foi primeiramente relatado por CV Raman e KS Krishnan, [1] e de forma independente por Grigory Landsberg e Leonid Mandelstam, em 21 de Fevereiro 1928. Os russos sempre contestaram a autoria do fenômeno. Por outro lado, Raman recebeu o Prêmio Nobel em 1930 por seu trabalho sobre a dispersão da luz.
'''Descrição do fenômeno'''
'''Graus de liberdade'''
Para qualquer composto químico existe um total de 3n graus de liberdade, onde n é o número de átomos no composto e 3 é a possibilidade de movimento em três direções diferentes (x, y, e z). Quando se lida com moléculas, é mais comum se considerar o movimento da molécula como um todo. Por conseguinte, os 3n graus de liberdade são divididas em translação molecular, rotacional, e movimento vibracional.
'''Vibrações moleculares e radiação infravermelha'''
As freqüências de vibrações moleculares variam de 1.0^12 para cerca de 1.0^14 Hz. Estas frequências correspondem a radiação na região do infravermelho (IV) do espectro eletromagnético. A qualquer dado instante, cada molécula numa amostra tem uma certa quantidade de energia de vibração. No entanto, a quantidade de energia vibratória que tem uma molécula muda continuamente devido à colisão e outras interações com outras moléculas na amostra.

À temperatura ambiente, a maior parte das moléculas estão no estado de energia mais baixa (ground state), que é conhecido como o estado fundamental. Algumas moléculas estarão nos estados de energia mais elevada, que são conhecidos como estados excitados. A fração de moléculas ocupando um determinado modo de vibração a uma dada temperatura pode ser calculado utilizando a distribuição de Boltzmann. A execução de tal cálculo mostra que, para temperaturas ambiente (aquela usada na espectroscopia de rotina), a maioria das moléculas ocupam o estado vibracional de menor energia. Essa molécula pode ser excitada para um modo de vibração mais elevada através da absorção direta de um fóton de energia apropriado. Este é o mecanismo pelo qual a espectroscopia de IR opera: a radiação infravermelha é passado através da amostra, e a intensidade da luz transmitida é comparado com a da luz incidente. Uma redução na intensidade a um determinado comprimento de onda da luz indica a absorção de energia por uma transição vibracional. A energia, E, de um fóton é

E = hf

onde h é constante de Planck e f é a freqüência da radiação. Assim, a energia necessária para uma tal transição pode ser calculada, se a frequência de radiação incidente for conhecida.

== '''Espalhamento Raman''' ==
O espalhamento Raman trata das vibrações moleculares por um processo de dispersão não elástica. Em outras palavras, trata da descrição de um espalhamento inelástico da luz ao interagir com a matéria. O efeito descreve que um fóton absorvido é re-emitido com menor energia. A diferença de energia entre os fótons de excitação e dispersão, corresponde à energia necessária para excitar uma molécula a um modo de vibração mais elevada.

Em espectroscopia Raman, radiação laser de alta intensidade com comprimentos de onda em regiões do visível ou do infravermelho próximo é passado através de uma amostra. Os fótons do feixe laser produzem uma polarização oscilante nas moléculas, excitando-as para um estado de energia virtual. A polarização oscilante da molécula pode acoplar com outros polarizações possíveis da molécula, incluindo excitações vibracionais e eletrônicas. Se a polarização na molécula não faz par com estas polarizações possíveis, então não irá alterar o estado vibracional que a molécula iniciou-se e o de fótons dispersos terão a mesma energia daqueles que os originaram. Este tipo de espalhamento é conhecido como espalhamento Rayleigh. Quando o estado vibracional de retorno é mais energético do que o estado inicial, o fóton espalhados difere em energia do inicial por conta de interações vibracionais e eletrônicas com a molécula.


'''Stokes e anti-Stokes espalhamento'''
As diferentes possibilidades de espalhamento de luz: espalhamento Rayleigh (sem troca de energia: fótons incidentes e espalhados têm a mesma energia), espalhamento Raman Stokes (átomo ou molécula absorve a energia: fótons espalhados tem menos energia do que o fóton incidente) e anti-Stokes Raman espalhamento (átomo ou molécula transfere energia ao fóton espalhado: fótons espalhados tem mais energia do que o fóton incidente)
A interação Raman leva a dois resultados possíveis:

o material absorve a energia e o fóton emitido tem uma energia menor do que o fóton absorvido. Este resultado é rotulado como espalhamento Raman-Stokes.
o material perde energia e o fóton emitido tem uma energia maior do que o fóton absorvido. Este resultado é marcado como espalhamento Raman anti-Stokes.
'''A diferença entre a energia do fóton absorvida e emitida corresponde à diferença de energia entre dois estados ressonantes do material e é independente da energia absoluta do fóton'''

O espectro dos fótons dispersos é denominado o espectro de Raman. Ele mostra a intensidade da luz dispersa em função da sua diferença de frequência Δf para os fótons incidentes. Os picos de espalhamentos Stokes e anti-Stokes formam um padrão simétrico em torno Δf = 0, ou seja cada um acontece de um lado sendo o deslocamento Raman igual a zero o centro. Os deslocamentos de frequência são simétricos porque correspondem à diferença de energia entre os mesmos estados ressonantes superiores e inferiores. Embora o anti-Stokes (maior f e menor λ) seja mais energético que os Stokes, as intensidades dos picos dependem das populações dos estados iniciais do material, que por sua vez dependem da temperatura. Em equilíbrio termodinâmico, o estado superior será menos povoado do que o estado mais baixo. Por isso,  picos de dispersão Stokes são mais fortes do anti-Stokes. A sua proporção depende da temperatura (que pode praticamente ser explorada para a medição de temperatura).

'''Distinção com fluorescência'''
O efeito de Raman é diferente do processo de fluorescência. Para este último, a luz incidente é completamente absorvido no sistema e é transferido para um estado animado a partir do qual ele pode ir para vários estados inferiores apenas após um certo tempo de vida de ressonância. O resultado de ambos os processos é na sua essência o mesmo: um fóton com uma frequência diferente da do fóton incidente é produzido e a molécula é levado a um nível de energia mais alto ou depois mais baixo. Contudo, a principal diferença é que o efeito de Raman pode ter lugar em qualquer frequência de luz incidente. Em contraste com o efeito de fluorescência, o efeito de Raman não é, por conseguinte, um efeito de ressonância. Na prática, isto significa que um pico de fluorescência é ancorado a uma frequência específica, ao passo que um pico Raman mantém uma separação constante a partir da frequência de excitação.

'''Aplicações'''

Espectroscopia Raman emprega o efeito de Raman para a análise de substâncias. O espectro da luz do espalhamento Raman depende das moleculas em análise e do seu estado, permitindo que o espectro sua identificação como uma impressão digital. A espectroscopia de Raman é utilizada para analisar uma vasta gama de materiais, incluindo gases, líquidos e sólidos. Materiais altamente complexas, tais como organismos biológicos e tecidos humanos também pode ser analisado por espectroscopia de Raman.Para materiais sólidos, de dispersão de Raman é utilizada como uma ferramenta para detectar e fonons de alta frequência.

2 comentários:

  1. Esse eu escrevi aqui e depois passei no Wiki para fazer um teste. Espero que gostem. Abr

    ResponderExcluir
  2. Watch video online in hd Free Halik TFC Channel Video justin bieber
    justin bieberviagra gold shop
    justin bieberValiumPinoy Tv Offer the Free Watch online Philippines Tv Shows

    ResponderExcluir