Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saúde e Vida Urbana: Uma questão política

A maioria das pessoas vivem em áreas urbanas ou irão viver num futuro próximo. Como uma força no processo de transição demográfica e de saúde, a urbanização está associada a natalidade e as taxas de morte e com o deslocamento da carga de doença de infecções agudas da infância para doenças crônicas não transmissíveis do adulto. Habitantes urbanos gozam de melhor saúde, em média, do que suas contrapartes rurais, mas os benefícios são geralmente maiores para os ricos do que para os mais pobres, aumentando assim as diferenças sociais.
Sujeito a melhor prova, eu sugiro que os principais obstáculos à melhoria da saúde urbana não sejam técnicos ou mesmo financeiros, mas estão relacionados com a governança e a organização da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário