Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cigarros

Em 1950 houve uma crescente percepção de que o cigarro poderia ser prejudicial, mas não havia nenhuma prova. Empresas de cigarro investiram forte em publicidade tentando convencer à todos que o cigarro não era nocivo.
Os primeiros estudos médicos que ligava o tabagismo ao câncer de pulmão foi naquela época também.

Cigarro passaram a ser comercializados com filtro de alcatrão e nicotina. O que aparentemente faria o cigarro ainda apreciável. Em dez anos, já não se havia cigarros sem filtros no mercado, praticamente.

Cigarros são vendidos atualmente com "ultrabaixo teor de alcatrão e nicotina". Eles usam filtros com minúsculas perfurações invisíveis. Com isso o ar do ambiente entra junto com a fumaça. A questão é que uma pessoa viciada em nicotina e alcatrão vai fumar vários cigarros para obter sensação de saciedade. 


A maneira mais fácil de evitar todos estes problemas é evitar fumar em primeiro lugar  para que o corpo nunca se torne dependente da nicotina. Se você já está viciado, uma alternativa é fazer com que a nicotina através de algum outro mecanismo que não os cigarros, como a goma de nicotina e adesivos. Dessa forma, pelo menos você elimina o alcatrão.
Substitua seu vício por exercícios.
Quem corre, pedala, joga futebol, caminha, tem menos vontade de fumar. Ainda ganha de brinde mais fôlego, um corpo mais sarado e umas gatinhas e uns gatinhos no olhar 43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário