Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia internacional da Água

O alvorecer de um século de sede
A quantidade de água no mundo é limitada, fato mais do que conhecido. A raça humana e as outras espécies que partilham o planeta, não se podem esperar uma oferta infinita. A água cobre cerca de dois terços da superfície da Terra, é certo. Mas a maioria é muito salgado para o uso. Outra grande quantidade é de difícil acesso.
Apenas 2,5% da água do mundo não é salgada, e dois terços desta porcentagem está nas calotas polares e geleiras.
No final das contas, os seres humanos têm disponível menos de 0,08% de água de toda a Terra. Contudo, para as próximas duas décadas, estima-se que o uso da água pelas atividades humanas sofrerá aumento de cerca de 40%.
Realidade: Crua e Nua
Em 1999, a United Nations Environment Programme (UNEP) informou que 200 cientistas de 50 países haviam identificado a escassez de água como um dos dois problemas mais preocupantes para o novo milênio (o outro foi o aquecimento global).
Nós usamos cerca de 70% da água que temos na agricultura. Mas o Conselho Mundial da Água acredita que até 2020 precisaremos de mais 17% d'água do que está disponível, se quisermos alimentar o mundo.
Então, se continuarmos como estamos, mais de milhões irão para a cama com fome e sede a cada noite.
Hoje, um em cada cinco pessoas em todo o mundo não tem acesso à água potável e um em cada dois não tem saneamento básico.
A cada dia, mais de 30.000 crianças morrem antes de completar seu quinto aniversário, mortos ou por fome ou por doenças facilmente evitáveis.
E a água segura e adequada é fundamental para uma boa saúde e uma dieta adequada. Na China, por exemplo, são necessárias 1.000 toneladas de água para produzir uma tonelada de trigo.
Ineficiência atrás crise da água
Existem várias razões para a crise da água. Um deles é o simples aumento da população e o desejo de melhores condições de vida. Outra é a ineficiência da maneira que nós usamos parte de nossa água. A irrigação permite que haja desperdícios em uma escala astronômica, com a água escorrendo para longe ou simplesmente evaporando antes que ela possa fazer algum bem.
E a poluição decorrente de falta de tratamento de esgoto e efluentes tem tomado conta da maior parte das reservas. O Mar de Aral, na Ásia Central é um dos mais claros exemplos do que a poluição pode fazer, para a terra, assim como a água. O Tiete e Pinheiros são outros exemplos mais próximos.
Cada vez mais, os governos buscam solucionar seus problemas de água, afastando-se da dependência das chuvas e águas superficiais, subterrâneas e usando fontes de água subterrâneas em seu lugar.
Mas isso é como fazer as retiradas constantes de uma conta bancária, sem nunca pagar nada para elas.
À procura de soluções
E utilizando-se das águas subterrâneas insubstituíveis não significa apenas o esgotamento definitivo dos recursos.
Rios, pântanos e lagos que dependem dele podem secar também. Salina da água do mar pode fluir para substituir a água fresca que tem sido bombeado para fora.
Possíveis soluções
Existem algumas maneiras para começar a resolver o problema. Os sistemas de irrigação por gotejamento, que a água diretamente sobre as plantas poderia ser melhor estudado ao longo do mundo, principalmente no Brasil, pois a técnica é desconhecidas pela maioria dos agricultores.
As alterações climáticas irão, provavelmente, trazer mais chuva para algumas regiões e menos para outros, e seu impacto global permanece incerto. Tratamento da totalidade de efluentes industriais e esgotos domésticos é primordial. Pais pobres ou em desenvolvimento são bastante deficientes nessas práticas. demaneira geral, o meio ambiente é um lugar coletivo e deve ser preservado para essa e para gerações futuras.

Despeço-me por aqui. Vou comemorar esse dia, bebendo bastante água. Água que passarinho bebe.

2 comentários: