Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Física: Ciência da Escalada (Post I)

Motivação

Como em qualquer esporte, existe muita ciência na escalada sobre rocha e resina. Na escalada, os escaladores tem que usar agarras pequenas, fazer movimentos de equilíbrio e de força. A ciência por trás desses movimentos é incrível de se estudar. Como funciona o corpo humano e os equipamentos utilizados faz com que algumas modalidades de escalada sejam complexas. Sujeito a maior e melhor prova, considero um dos esportes mais completos já praticados pelo homem. Escalar vai além da atividade física, da ciência por trás dela, atravessa um estágio de meditação e superação para alguns.

Mãos

O trabalho de mãos para um alpinista iniciante é uma mais difíceis lições a se aprender. Há dois pegadas diferentes que os escaladores fazem escalando. Existe a pega de força e a pega de precisão. O grip de alimentação usa a mão inteira para pegar um determinado objeto para que ele seja pressionado entre os dedos e a palma da mão usando os músculos do antebraço. Geralmente, tal pega é realizada quando utiliza-se agarrões. Isso permite que o grip deve ser firme e forte em oposição à pega de precisão. A pega de precisão é utilizada quando se faz as habilidades motoras finas, pois só prende o objeto entre os dedos, assim, usando o poder dos músculos da mão, em vez de os músculos maiores do antebraço.

Segurança

Há cientistas que estudam a ciência da escalada em rocha, a fim de ajudar as empresas a criarem os melhores equipamentos, os quais suportarão as condições necessárias para se praticar o esporte com segurança. Um escalador deve usar equipamentos de seguranças adequados. A cadeirinha é fundamental quando se faz escalada em alturas sobre rochas e resinas. O mosquetão e a corda são utilizados sustentação em caso de queda, pois o escalador cai, a corda iria trazer o escalador a uma breve paragem, mas a força exercida seria muito maior do que exerce a força gravitacional sobre o corpo, o que seria impossível para um parceiro segurar. O parceiro é a pessoa que fica, geralmente, em baixo fazendo a segurança. Equipamentos tipo, grigri, atc, 8, são utilizados para realização pressão na corda que se desloca durante a queda do escalador e assim realizar frenagem.

Saiba mais em: http://www.marski.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário