Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

HIV e AIDS

No ano passado, houve um ressurgimento de alegações de que o HIV não causa a AIDS e que a AIDS não é contagiosa. Os defensores deste ponto de vista insistem que a AIDS é causada por um comportamento pessoal, nomeadamente o abuso de drogas, ou de drogas usadas para tratar a AIDS. Esta opinião foi inicalmente divulgada em 1987 por Peter Duesberg, professor de biologia molecular na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que hoje é visto como um grande líder. Duesberg é renomando e promove discussões em revistas científicas e até mesmo criou um grupo especial na Academia Americana de Ciências .

Ao longo dos anos, dezenas de novas descobertas reforçam as provas que o HIV causa a Aids, incluindo mais recentemente, o sucesso dos coquiteis anti-virais. Hoje, quase todos os médicos que tratam pessoas infectadas pelo HIV concordam que suprimir os níveis de HIV promove o desaparecimento dos sintomas clínicos da doença. A
redução do número de mortes tem sido drástico nos últimos anos, deixando pouco espaço para dúvida de que o HIV é o fator condução de AIDS.

Os que negam quase nunca abordam diretamente ou desafiam os dados acumulados que os cientistas usam para determinar que o HIV é o causador da AIDS. Em vez disso, eles fazem soar argumentos razoáveis, mas tangenciaveis, apontando e muitas vezes mal entendido anomalias ocasionais, habitação e sobre algumas publicações excêntricas. 

Não há nada errado com a detenção de pontos de vista impopulares e pouco convencionais, e muitas vezes é sensato para desafiar a sabedoria convencional. Mas também é sábio para saber quando aceitar o valor, assim como os limites do conhecimento acumulado. Infelizmente, neste caso, o resultado atrapalha na prevenção da AIDS e minam os esforços cdificultando ainda mais o financiamento de programas de apoio e assistência a AIDS. E, especialmente hoje, eles já ameaçam o desafio alucinante do enfrentamento da AIDS nos países em desenvolvimento.

O debate sobre se o HIV causa a AIDS tem sido encenada uma e outra vez. A resposta não vai mudar, não importa quantos novos recrutas podem ser atraídos pelo bálsamo da negação. Há problemas reais a serem enfrentados no combate à Aids em todo o mundo, a causa da Aids não é uma delas.

Saiba mais em

Um comentário: