Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma abordagem interdisciplinar para o envelhecimento saudável


Nardi Steverink estava com 20 anos, quando se interessou em pesquisar sobre envelhecimento. Ela era estudante de psicologia na Universidade de Utrecht, na Holanda, seu país natal. Com o aumento da população idosa, ela viu uma oportunidade de fazer o bem para a sociedade, juntamente com as perspectivas promissoras de trabalho.
  
Steverink tem estudados nesses anos como "envelhecer bem". Ela desenvolveu uma teoria do bem-estar psicológico em pessoas mais velhas, estudando a capacidade de gerir o seu próprio bem-estar. Ela cria cursos para ensinar idosos em habilidades de auto-gestão. "Seu trabalho é um exemplo clássico de como pode se produzir ciencia que torna-se benefício para sociedade", revela Rafael Wittek, o presidente de ambas as Centro Interuniversitário de Ciências Sociais Teoria e Metodologia (ICS) e do Departamento de Sociologia na Universidade de Groningen , escreve em um e-mail para a Ciência Carreiras.

Uma formação interdisciplinar
A exposição a diferentes disciplinas tem sido um fator importante na evolução da investigação é Steverink. "Eu tinha um monte de oportunidades para trabalhar com os outros, e falar com os outros, durante a minha carreira", diz ela. "Ele abre sua mente e desafia-o a integrar o que importante de visualizar (o que brilha)" de outros campos.
Steverink inicialmente seguia uma carreira musical, mas durante seus estudos de música descobriu que não queria ser professora de música, mas sim estudar as pessoas e seus comportamentos. Para obter o diploma de psicologia, entrevistou pessoas idosas nas suas casas para o seu projeto de pesquisa do último ano avaliando suas preferências por diferentes tipos de lares de idosos.
Mas os trabalhos relacionados com o envelhecimento foram poucos, quando ela se formou em 1987, então ela pegou um ano de investigação assistente posição-2 no antigo Departamento de Psicologia Médica naUniversidade de Utrecht . Lá, ela estudou as estratégias de enfrentamento de pacientes com câncer.... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário