Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Consumo de leite de vaca pode reduzir risco de câncer de mama

Estudos mostram controversia quanto ao consumo de leite bovino. Alguns têm relacionado o consumo de leite de vaca com um maior risco de desenvolvimento de cânceres malignos. Outros têm sugerido que o consumo de leite pode preveni-los. Um novo estudo animal sugere que estes dados não podem ser tão contraditórios como a princípio parecem.

Leena Hilakivi-Clarke da Universidade de Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center e seus colaboradores descobriram que - pelo menos em ratos - exposições precoces ao leite de vaca altera uma das estruturas chaves no desenvolvimento do tecido mamário. Os denominados  terminais G
emas são os locais em que normalmente começam tais tipos de cânceres. Nestes estudos, ratas grávidas foram aleatoriamente designadas para matar a sede com o leite ou com água da torneira. Cada mãe continuou a obter a bebida mesmo após o parto. E ao desmame, os filhotes do sexo feminino tiveram a mesma bebida da mãe - até que estes atingisse a maturidade sexual em torno de 33 dias de idade.

Estudos têm mostrado que níveis relativamente baixos de estrógenos - 60 nanogramas por litro de sangue igual ou inferior - circulam em vacas não gestantes e mães de bovinos por meio de seu primeiro trimestre. Mas a partir do segundo trimestre até o parto dos bezerros, os níveis de estrogênio pode subir para 1.600 nanogramas por litro de sangue nas vacas. Elas lançam grandes concentrações desses estrogênios em seu leite por algum tempo.

Bottom line, Hilakivi-Clarke e seus colegas observam: "Os níveis de estrogênio no leite comercial são elevados." E não é de surpreender que eles relatam, altas concentrações de estrógenos foram medidos no sangue de filhotes de cachorro que tinha bebido leite - um contraste gritante com o que foi evidente em filhotes, cuja única bebida tinha sido água.

Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário