Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gases encontrados em abundância em sedimentos oceânicos podem ser brevemente utilizados como fonte energética

Vastas quantidades de gases estão presentes em sedimentos oceânicos na forma de hidratos orgânicos formados a partir do metano e da água a baixas temperaturas e pressões moderadas. Se fosse posível capturá-los de maneira segura e eficiente, eles poderiam ser utilizados como fontes energéticas. Entretanto, barreiras físicas colocadas pelo Ártico, a falta de métodos de extração comprovados em águas profundas, levaram os cientistas a creerem que tais recursos eram inviáveis economicamente.
No entanto, Ray Boswell do Laboratório Nacional de Energia e Tecnologia dos Estados Unidos no artigo Is gas hydrate energy within reach? apresenta uma visão bastante otimista para a futura utilização deles. Isso porque novos avanços tecnológicos abriram caminho para obtenção desses gases em águas profundas que antes eram inatingíveis (profundidade superior a 305m). Nos últimos 5 anos, uma série de programas de âmbito internacional, em conjunto com estudos experimentais e simulações numéricas mostrou que será possivel extrair hidratos fechados em sedimentos de areia com tecnologias existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário