Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

sábado, 7 de maio de 2011

Detecção de um buraco negro


Não está claro se era uma refeição ou simplesmente gás estelar que acordou o gigante adormecido.
Mas os astrônomos dizem que a explosão em andamento registrada por uma sonda desde 28 de março é a primeira vez que os cientistas têm testemunhado a ativação súbita de um buraco negro adormecido.  Veja mais detalhes em http://www.sciencenews.org/view/generic/id/73981/title/Supermassive_black_hole_rises_and_shines
David Burrows da Penn State University e seus colegas da , University Park relatam suas descobertas sobre a explosão, que tem continuado por mais de 30 dias, em um artigo publicado na arXiv.org em 25 de abril. 

Quando Swift da sonda da NASA descobriu os fogos de artifício em uma galáxia distante no final de março, os pesquisadores classificaram o evento como um raio de explosão gama, o que normalmente dura apenas alguns minutos para talvez uma hora (SN Online: 4/7/11 ).

As imagens tomadas pela espaçonave uma hora mais cedo não apresentaram tal atividade da galáxia, que fica a cerca de 3,8 bilhões de anos-luz da Terra. 
Nos últimos dez anos, os satélites de raios-X tem três tempos registros de raios-X e chamas de luz visível nas galáxias distantes que pode ter marcado a ativação de um buraco negro.Mas todos os três eventos foram manchados dias ou semanas após as explosões começaram.
Conforme o tempo passou e as emissões energéticas associadas com o 28 de marco explosão continuaram

Com a oferta de objetos ao buraco – movimento em alta velocidade – há ocorrência de raios-X, propõem os pesquisadores.
  
Se o buraco negro supermassivo da Via Láctea gerassem um jato semelhante ao detectado e ainda se este for na direção da Terra, seria 40 vezes mais forte e ionizaria a atmosfera superior do planeta, prejudicando a vida. Felizmente, a probabilidade de tal um jato ocorrer por aqui é extremamente baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário