Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PRÊMIO PETROBRÁS - energias renováveis

Olá turminha, bom dia!

Veja o que escrevi para o

Queiram ver em http://www.relacionamentopetrobras.com.br/ideiaeenergia/Home/Sobre.aspx


UMA ETAPA NA EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES

CARROS HÍBRIDOS

Tecnologia eólica para carregar baterias

Veículos que consumam menos combustível é de total interesse público. Além de serem menos poluentes, podem ser excelentes oportunidades econômicas. E é bem simples de entender. Na atual situação, estamos no limite da nossa capacidade de produção de combustível. Nas entressafra temos problemas de abastecimento de álcool. E apesar de sermos auto-suficientes em petróleo, a Petrobrás importa parte da gasolina que se consome nos carros. A utilização de carros híbridos torna-se interessante, pois podem consumir até menos da metade do combustível para realizar uma dada tarefa quando comparado aos carros convencionais. O grande problema atualmente é o custo elevado que esses automóveis ainda têm. Certamente, com o desenvolvimento de tecnologias nacionais, poderemos baratear a produção. Como no caso dos carros flex. Uma conseqüência relevante seria a menor importação de gasolina e o aumento de oferta de petróleo para o mercado externo. O momento atual é muito favorável, já o barril de petróleo tem valor elevado no mercado internacional e o otimismo para o pré-sal é elevado.
Idéias simples podem ajudar a esses carros serem mais econômicos no consumo de combustíveis assim como em sua produção. Esses carros tem dois motores, sendo que um deles, o motor a combustão, que trabalha em rotação constante, e outro elétrico. este último é utilizado para auxiliar em momentos que se necessita de mais potência, em exemplo, quando os veículos enfrentam ladeiras ou ultrapassagens. Carros elétricos e híbridos têm baterias que precisam ser constantemente carregadas. Aqui encontra-se o alvo central da ideia. Pequenos dispositivos podem fazer uma grande diferença. Penso que pequenas hélices, acopladas a sistemas magnéticos de conversão de energia, podem atuar para converter o vento que entra na frente dos veículos, geralmente utilizado para esfriar o motor, podem funcionar como pequenas centrais eólias. Com placas comerciais, podem ajustar as freqüências da energia elétrica produzida e viabilizar seu armazenamento em baterias, que seriam o tempo todo carregadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário