Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tornados


Denomina-se tornado uma coluna de ar que gira veloz e violentamente. Ele é conhecido como sendo um dos fenômenos meteorológico mais potencialmente perigoso. Estando em contato tanto com a superfície da Terra e com a base de uma nuvem, eles apresentam geralmente um formato cônico, cuja extremidade mais fina que toca o solo e normalmente está rodeada por  e outras partículas. A maioria dos tornados por ter ventos com velocidade média próxima de 200km/h.  

Os tornados se formam antes do desenvolvimento de uma tempestade, quando uma coluna de ar quente encontra com uma de ar frio causando mudança na direção dos ventos e criando uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera.

Um tornado pode causar grande destruição em uma extensa área, pois tem muita energia.

Fontes:
http://ogordoeomagrouti.wordpress.com/2009/08/10/como-se-forma-um-tornado-impressionante-e-aterrorizador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário