Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 1 de março de 2011

HPV

O Papiloma Vírus humano, conhecido pela sigla do inglês HPV, pode causar câncer em homens e mulheres, embora a evolução para displasias - quadro prévio ao tumor - seja mais comum nas últimas. O contágio do vírus ocorre principalmente por via sexual (oral e anal, principalmente), mas ao contrário do HIV, o uso de preservativo não é tão eficaz.
O HPV pode provocar o surgimento de lesões genitais de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, entre outros sinais de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer). Em homens, as verrugas genitais frequentemente surgem como tumores fixos e moles, podendo ser lisos ou rugosos. As verrugas perianais normalmente têm aspecto de couve-flor, enquanto que verrugas penianas são frequentemente lisas e papulosas .
Bastante alarmante é que cerca de 50% dos homens que participaram de um estudo populacional estavam infectados com o HPV. O trabalho, publicado na revista científica The Lancet, analisou voluntários saudáveis de três países: Brasil, México e Estados Unidos.

Há vacina
HPV tem vacina e ela apresenta alguma eficiência reduzindo o número de pacientes que desenvolvem o câncer de colo de útero. Apesar das grandes expectativas e resultados promissores nos estudos clínicos, ainda não há evidência suficiente da eficácia da vacina contra o câncer de colo do útero. Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos mais presentes no câncer de colo do útero (HPV-16 e HPV-18). Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Há duas vacinas comercializadas no Brasil. Uma delas é quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos 16 e 18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário