Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um inimigo invisível: Os germes do ar.



O poder da luz ultra-violeta

A radiação ultra-violeta não é só nociva ao ser humano. Dependendo da frequencia e da intensidade ela pode até trazer alguns benefícios.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, a qualidade do ar no interior de salas fechadas e da água tem um enorme impacto na saúde das pessoas. A luz ultra-violeta (UV) pode ser eficaz para melhoraria da qualidade do ar em ambiente fechados.

Por vezes a poluição do ar em interiores pode ser muito maior do que no ambiente ao ar livre, como no exemplo de carro em congestionamento. 

Em casa, para evitar poeira, algumas pessoas alérgicas mantêm as janelas fechadas, limpas com freqüência, mas mesmo assim a alergia ou sintomas de asma geralmente persistem. Um dos motivos é a presença de germes no ar. Estes micróbios são fator relevante na poluição do ar interior.

Os germes no ar afetam adversamente a qualidade do ar interior. Eles são soprados dos lugares menos esperados como filtro de ar condicionado, circulação de edifícios, elevadores etc. 
 
A luz ultravioleta - UVC - é recomendada para hospitais, laboratórios, fábricas de processamento de alimentos e outras instalações públicas preocupados com a qualidade do ar interior como um fator de saúde. O UV combate o mofo, bolor, fungos e vírus, bactérias e esporos por quebrar seu DNA ou RNA. Luz UV pode desempenhar um grande papel na prevenção de alergias secundárias, reduzindo o sofrimento de alergias. 

A irradiação germicida ultravioleta - UVGI é o uso de ondas de UV curta, conhecida como UVC, que tem sido provado para matar ou inativar a tuberculose no ar interior. Há duas maneiras em que as lâmpadas UV são usados ​​para controle de qualidade do ar interior - diretamente no teto e em dutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário