Sempre fica dúvida entre os conceitos físicos de interferência e difração. Este post tenta esclarecer essa questão.
Definições:
Interferência:
Trata-se de um fenômeno no qual duas ondas sobrepõem para formar uma onda resultante da amplitude maior ou menor. Interferência geralmente refere-se à interacção das ondas que estão correlacionados ou são coerentes. O fenômeno é observado em qualquer tipo de onda, todavia, o emprego físico é amplamente estudado quando as ondas que interferem são provenientes de uma mesma fonte ou têm a mesma frequência.
Difração:
Refere-se aos fenômenos que ocorrem com as ondas quando elas encontram obstáculos. Na física clássica, o fenômeno de difração é descrito como a flexão aparente das ondas quando encontram pequenas obstáculos e seu espalhamento quando atravessam pequenas aberturas. Efeitos similares ocorrem quando uma onda atravessa um meio cujo índice de refração é variável, o que acarreta a mudança de velocidade da onda no meio.
Segundo Richard Feynman, famoso físico americano, não diferença física entre interferência e difração. Apenas uma questão de linguagem, não havendo diferença física considerável entre esses fundamentos. Usualmente, quando trata-se da interação de apenas duas ondas usa-se o termo interferência.
legal.. curto e bem explicado...
ResponderExcluirADOREI ... Mto bom msm ... Falou pouco mas falou bonito ...
ResponderExcluirMto bom adorei.
ResponderExcluirbem simplificado, valeu!
ResponderExcluirvaleu
ResponderExcluir