Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

China avança com energia nuclear


China interrompe temporariamente seus planos de construir os reatores nucleares mais potentes do mundo

Apesar do perigo nuclear eminente, será que tal fonte energética é mais prejudicial do que outras fontes? Quais são os riscos? Do outro lado do Mar da China Oriental, a oeste do Japão e sua crise, fica a crescente usina nuclear Qinshan, onde quatro novos reatores de água pressurizada estão em construção, além dos cinco que já operam no local. A adição Qinshan é uma das 20 novas centrais nucleares em construção ou aprovados para construção na China atualmente. Parte de uma tentativa de aumentar a produção eletrica chinesa. Eles estão próximos de ter 5% energia vindo da fonte nuclear. As demais são derivadas de termocombustão. Na prática, isso significa que a China está construindo cerca de metade de todos os reatores nucleares em construção no mundo, segundo a Associação Nuclear Mundial.
O país tem 13 reatores nucleares em funcionamento. Em comparação com países como os EUA e França, este número é muito pequeno, mas a china tem planos ambiciosos. O recém-lançado plano quinquenal chinês pretende avançar para até 11,4% das necessidades energéticas chinesas atendidas por termonucleares. Tal número representa 43 gigawatts. Mas o acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão após o terremoto de magnitude 9.0 e do tsunami de 14 metros de altura posterior a 11 de Março deu motivo para preocupação. A reunião do Conselho de Estado presidido pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, pôr fim a construção de novas usinas nucleares. A preocupação toma conta dos chineses tb. "Vamos suspender temporariamente a aprovação de projetos de energia nuclear", o Conselho de Estado disse em um comunicado após uma reunião em 16 de março. "A segurança é nossa prioridade no desenvolvimento de usinas nucleares."

Leia sobre fontes energéticas e seus riscos em: http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=7


Nucleares com características chinesas
Novo futuro nuclear da China é uma mistura de seus projetos próprio de reatores com os estrangeiros. A China está construindo reatores de água pesada de Canadá, reatores de água pressurizada de França, reatores com leito de cascalho como os da África do Sul, e mesmo está trabalhando em reatores que usam sal fundido para resfriamento e do tório como combustível. A China tornou-se laboratório vivo da indústria nuclear para novos modelos de reactores e de aprendizagem que vem da construção física.
Reator N º 1 em Qinshan é o esforço inaugural da China na concepção de um reator nuclear. Esse foi um reator de água pressurizada conhecido como o CNP-300 e baseado em um projeto concebido pela Westinghouse em 1950. A mais recente iteração do design que a CNP-1000 incorporando mais características de segurança.
China National Nuclear Corporation (CNNC) passou 10 anos desenvolvendo tecnologia própria e propriedade intelectual afirma Chen Hua, diretor-geral do Departamento da corporação de energia nuclear, através de um tradutor, durante uma visita no ano passado para a sede da empresa quase-governamental em Pequim. "Através desta cooperação, eu acredito que a nossa própria tecnologia pode ser aprimorada."

A CHINA FAZ A LIÇÃO DE CASA DIREITINHO. DESENVOLVE TECNOLOGIA NACIONAL EM PARCEIRA COM EMPRESAS DETENTORES DO KNOW-HOW. LIÇÃO PARA O BRASIL APRENDER.

 
Veja mais em

http://www.nature.com/news/2011/110329/full/news.2011.194.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário