Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 29 de março de 2011

AIDS e HIV: conceitos básicos

Para comemorar os 10 mil acessos em este blog de Divulgação Científica, hoje será postado uma reportagem sobre o assunto mais lido no mesmo. São apresentados conceitos básicos a respeito da AIDS e do HIV. Boa leitura.


O que é HIV?
HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra quando o sangue. A contaminação geralmente ocorre é infectado por relação sexual ou contato de sangue saudável com o sangue contaminado. Além disso, mulheres grávidas infectadas podem transmitir o HIV para o bebê durante a gravidez ou parto, bem como através da amamentação. Algumas dessas pessoas irão desenvolver a AIDS como resultado de sua infecção pelo HIV. Entretanto nem todas.

Para obter mais informações, veja http://www.thebody.com/content/art30020.html

De onde é que o HIV?

História
O primeiro caso conhecido de HIV em um ser humano era de uma amostra de sangue coletada em 1959 de um homem de Kinshasa, República Democrática do Congo. (Como ele foi infectado não é conhecido) Análise genética da amostra de sangue, sugere que o HIV pode ter se originado de um único vírus no final de 1940 ou início de 1950.

Sabemos que o vírus já existia nos Estados Unidos pelo menos desde meados dos anos 1970. De 1979-1981 tipos raros de pneumonia, câncer e outras doenças foram sendo relatados por médicos em Los Angeles e Nova York entre um número de pacientes do sexo masculino que tiveram relações sexuais com outros homens.

Em 1982, as autoridades de saúde pública começou a utilizar o termo "síndrome da imunodeficiência adquirida", ou AIDS, para descrever a ocorrência de infecções oportunistas, sarcoma de Kaposi (um tipo de câncer) e pneumonia por Pneumocystis carinii em pessoas previamente saudáveis. Formal de acompanhamento (fiscalização) dos casos de Aids que começou o ano nos Estados Unidos.

Em 1983, cientistas descobriram o vírus causador da Aids. O vírus foi nomeado em primeiro lugar na sigla do inglês HTLV-III/LAV por um comitê científico internacional. Este nome foi posteriormente alterado para HIV.


Por muitos anos os cientistas teorizaram a origem do HIV e como ele apareceu na população humana. A maioria acreditava que o HIV se originou em outros primatas. Então, em 1999, uma equipe internacional de pesquisadores anunciaram que tinham descoberto a origem do HIV-1, a cepa predominante do HIV no mundo desenvolvido. Uma subespécie de chimpanzés nativos da África equatorial ocidental tinha sido identificado como a fonte original do vírus. Os pesquisadores acreditam que o HIV-1 foi introduzido na população humana, quando os caçadores tornaram-se expostos a sangue contaminado.

Para mais informações sobre esta descoberta, visite o NIH Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas de imprensa na www.niaid.nih.gov/newsroom/releases/hivorigin.htm

O que é AIDS?
AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Adquirida - quer dizer que a doença não é hereditária, mas se desenvolve após o nascimento do contato com um agente causadores de doenças (neste caso, o HIV).

Imunodeficiência - significa que a doença é caracterizada por um enfraquecimento do sistema imunológico.

Síndrome - refere-se a um grupo de sintomas que indicam ou colectivamente caracterizam uma doença. No caso da Aids, isso pode incluir o desenvolvimento de determinadas infecções e/ou câncer, bem como uma diminuição no número de determinadas células do sistema imunológico de uma pessoa.

Um diagnóstico da Aids é feito por um médico específico usando parâmetros clínicos ou laboratoriais.

O que causa a AIDS?

A AIDS é causada pela infecção por um vírus chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV). Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do sangue com sangue e contato sexual. Além disso, mulheres grávidas infectadas podem transmitir o HIV a seus bebês durante a gravidez ou parto, bem como através da amamentação. Pessoas com HIV têm o que é chamado de infecção pelo HIV. Algumas dessas pessoas irão desenvolver a AIDS como resultado de sua infecção pelo HIV.

Como o HIV causa a AIDS?
O HIV destrói um certo tipo de célula do sangue (linfócitos T CD4 +), que é crucial para o funcionamento normal do sistema imunológico humano. De fato, a perda dessas células em pessoas com HIV é um preditor extremamente poderoso do desenvolvimento da AIDS. Estudos de milhares de pessoas têm revelado que a maioria das pessoas infectadas com o HIV são portadoras do vírus por muitos anos antes que o dano é feito o suficiente para o sistema imunológico de AIDS a se desenvolver. No entanto, testes sensíveis têm mostrado uma ligação forte entre a quantidade de VIH no sangue e diminuição de células CD4 + T e no desenvolvimento da AIDS. Reduzir a quantidade de vírus no corpo com as terapias anti-retrovirais podem reduzir drasticamente o ritmo da destruição do sistema imunológico de uma pessoa.

Quanto tempo leva para o HIV causa a AIDS?
Antes de 1996, os cientistas estimam que cerca de metade das pessoas com HIV que desenvolvem a Aids em 10 anos após a infecção. Desta vez, variava muito de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores, incluindo da saúde e dos comportamentos que uma pessoa tem em relação à saúde.

Desde 1996, a introdução de potentes terapias anti-retrovirais mudou drasticamente o tempo de evolução entre a infecção e o desenvolvimento da AIDS. Há também outros tratamentos médicos que podem prevenir ou curar algumas das doenças associadas à AIDS, embora os tratamentos não curam a própria Aids. Por causa destes avanços nas terapias de droga e outros tratamentos médicos, as estimativas de quantas pessoas irão desenvolver a AIDS e em quanto tempo estão sendo recalculadas, revistas, ou estão atualmente em estudo.

Tal como acontece com outras doenças, detecção precoce da infecção permite mais opções de tratamento e cuidados de saúde preventivos.

Por que algumas pessoas fazem afirmações de que o HIV não causa a AIDS?
A epidemia do HIV e SIDA tem atraído muita atenção dentro e fora das comunidades médicas e científicas. Muita desta atenção vem dos muitos problemas sociais relacionados com esta doença, tais como sexualidade, uso de drogas e pobreza. Embora a evidência científica é esmagadora e convincente que o HIV é o causador da AIDS, o processo da doença ainda não foi completamente compreendida. Essa compreensão incompleta levou algumas pessoas a fazer declarações que a AIDS não é causada por um agente infeccioso ou é causada por um vírus que não é HIV. Esta não é apenas enganosa, mas pode ter conseqüências perigosas. Antes da descoberta do HIV, as evidências de estudos epidemiológicos que envolvem o rastreamento de parceiros dos pacientes do sexo e os casos ocorrem em pessoas que recebem transfusões de sangue ou produtos de coagulação tinha claramente indicado que a causa subjacente da doença era um agente infeccioso. A infecção pelo HIV tem sido o único fator comum partilhado por casos de Aids em todo o mundo entre homens que fazem sexo com homens, receptores de transfusão, as pessoas com hemofilia, parceiros sexuais de pessoas infectadas, as crianças nascidas de mulheres infectadas, e ocupacionalmente expostos os trabalhadores de saúde.

A conclusão, após mais de 20 anos de investigação científica é que as pessoas, se exposto ao HIV através do contato sexual ou uso de drogas injetáveis, por exemplo, podem se infectar com o HIV. Se eles se tornarem infectadas, a maioria eventualmente desenvolverá AIDS.

Como bem o HIV sobrevive fora do corpo?
Cientistas e autoridades médicas concordam que o HIV não sobrevive bem fora do corpo, tornando a possibilidade de transmissão do ambiente remoto. O HIV é encontrado em diferentes concentrações ou quantidades no sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno, saliva e lágrimas. Para obter dados sobre a sobrevivência do HIV, estudos laboratoriais têm exigido o uso de concentrações artificialmente elevados de vírus cultivados em laboratório. Apesar destas concentrações naturais do HIV pode ser mantido vivo por dias ou mesmo semanas em condições de laboratório precisamente controlado e limitado. Estudos têm mostrado que a secagem do mesmo essas altas concentrações de HIV reduz a quantidade de vírus infecciosos de 90 a 99 por cento dentro de várias horas . Uma vez que as concentrações de HIV utilizados em estudos de laboratório são muito superiores aos realmente encontrado no sangue ou outras amostras, secagem de infectados pelo HIV do sangue humano ou de outros fluidos corporais, reduz o risco teórico de transmissão ambiental ao que tem sido observado - essencialmente zero. Interpretações incorretas das conclusões dos estudos de laboratório em alguns casos, causou alarme desnecessário.

Os resultados dos estudos de laboratório não devem ser usadas para avaliar o risco pessoal específico da infecção, pois (1) a quantidade de vírus estudados não é encontrado em amostras humanas, ou em outro lugar na natureza, e (2), ninguém foi identificado como infectado com HIV, devido à contato com uma superfície ambiental. Além disso, o HIV é incapaz de se reproduzir fora do seu hospedeiro vivo (ao contrário de muitas bactérias ou fungos, que podem fazê-lo em condições adequadas), exceto sob condições de laboratório e, portanto, ele não se espalhe ou manter infecciosidade fora do seu hospedeiro.

Como posso saber se estou infectado com o HIV?
A única maneira de saber se você está infectado, deve ser testado para infecção por HIV. Você não pode confiar nos sintomas para saber se você está ou não infectado. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm qualquer sintoma durante 10 anos ou mais.

A seguir podem ser sinais de alerta de infecção avançada por HIV:


rápida perda de peso
tosse seca
febre recorrente ou sudorese noturna profusa
fadiga profunda e inexplicável
inchaço das glândulas linfáticas nas axilas, virilha ou no pescoço
diarreia que dura mais de uma semana
manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta
pneumonia
vermelho, marrom, rosa, roxo ou manchas sobre ou sob a pele ou dentro da boca, nariz ou das pálpebras
perda de memória, depressão e outras desordens neurológicas
No entanto, ninguém deve assumir que eles estão infectados, se tiver algum destes sintomas. Cada um desses sintomas podem estar relacionados a outras doenças.

5 comentários:

  1. Na primeira relação ja pode ser contagioso

    ResponderExcluir
  2. Bastante elucidativo seu post. Desde a parte de relato histórico até a explicação do nome e possíveis sintomas relacionados. Em caso de apresentar esses sintomas e houver tido atividade que pode levar ao contágio, o teste deve administrado o mais rápido possível. Trazemos informações sobre AIDS e HIV em nossa página. Passe por lá e deixs um comentário.

    ResponderExcluir
  3. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer - drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp. +2347081986098

    ResponderExcluir
  4. Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas como curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

    ResponderExcluir
  5. Sou Trisha Nelson, dos EUA. Contraí o HIV 4 anos atrás, meu médico me disse que não há cura possível para o HIV / AIDS. Comecei a tomar meus ARVs, meu CD4 era de 77 e a carga viral era de 112.450. Eu pesquisei um remédio de ervas e vi o Dr. James Herbal remédio misto, também vi muitos depoimentos sobre ele sobre como ele usa Seu remédio de ervas fortes para curar HIV / AIDS e outras doenças. Entrei em contato com ele e contei-lhe meus problemas, ele me disse para não me preocupar mais que eu me beneficiasse e me curasse de seu fitoterápico para HIV / Aids. Nunca duvidei Dele porque acreditava que serei curado, pois a natureza tem o poder de curar todos os tipos de doenças quando o fitoterápico é usado nas proporções certas. Ele preparou sua bebida à base de ervas e me mandou pelo serviço de correio Speed, e eu tomei por 3 semanas de manhã e à noite em uma quantidade que ele me disse, depois disso, fui fazer um check-up e fiquei curado do HIV . Sua mistura de ervas NÃO TEM EFEITO COLATERAL E É FÁCIL DE BEBER, não há dieta especial quando se toma a mistura de ervas do Dr. James. Ele me disse que conseguiu curas para doenças como doença de Alzheimer, câncer, transtorno bipolar, herpes, hepatite, esquizofrenia, fibromialgia. Doença de Dupuytren, Neoplásica, Diabetes, Doença celíaca, Antipatia Amilóide Cerebral, HPV, Ereção Fraca, Removedor de Verrugas. Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Carcinoma Adrenocortical. Asma, Alérgica, Removedor de verrugas, Melanoma, Parkinson, dermatite peitoral, tireóide, HPV, ALS, DOENÇAS RENAS, SHINGLES. Pile, você pode entrar em contato com ele em seu endereço de e-mail @ drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir